Embalagens em plástico: Reciclagem

Uma das formas de participar da atividade econômica se dá por meio do consumo, na satisfação de uma necessidade pessoal por meio da utilização ou aquisição de um bem ou serviço. Ao consumar tal ato surgem consigo partes indesejáveis que não apresentam serventia ao adquirente, os resíduos.

Grande parte dos resíduos são descartados. Tais resíduos são basicamente embalagens, etiquetas, objetos acessórios e dispensáveis que acompanham os produtos. Em um período que o consumo aumenta com a aceleração do crescimento econômico e da disponibilidade de crédito, percebe-se também uma expansão no descarte e acúmulo de lixo.

Por ser muito utilizada em diversos produtos dos mais diversificados setores, as embalagens em plástico são campeãs no descarte. A reciclagem destes materiais é objeto de grande interesse para mitigar os impactos ambientais uma vez que sua reinserção no processo produtivo garantiria menores consumos de matéria-prima e produção de lixo.

O processo de reciclagem de embalagens em plástico necessita de engajamento das empresas que devem captar os resíduos e agir conforme os procedimentos exigidos por lei. É necessário também comprometimento por parte dos clientes, pois estes contribuem para separação adequada do material.

Por que reciclar embalagens em plástico?

De modo resumido, a reciclagem das embalagens em plástico descartadas consiste basicamente na coleta do material, separação adequada de acordo com material, cores, e outros critérios, transformação em matéria-prima e reutilização para gerar novos produtos.

Dito isso, é possível perceber que a reciclagem de embalagens em plástico é interessante pois:

  • Tem papel sustentável considerável, uma vez que aproveita materiais que antes seriam antes descartados;
  • Gera ganhos financeiros para empresa e ganhos intangíveis para sua marca relacionados a imagem de engajamento ecológico;
  • Reduz espaços ocupados em aterros sanitários;

  • Reduz o descarte inadequado no ambiente que colaboram para acúmulo de resíduos que propiciam condições favoráveis para difusão de vetores de doença como mosquitos, prejudicam a vida aquática e dificultam o escoamento da água nas cidades ao obstruir saídas como as bocas de lobo.

Reciclagem de embalagens em plástico: Uma escolha responsável

No Brasil há diversas inciativas de empresas e prefeituras que incitam os programas de coleta seletiva. Como dito anteriormente, a reciclagem necessita de grande participação e comprometimento de todos para que o processo perdure e não consista de apenas ações isoladas.

Regiões onde a Embalagem Ideal atende embalagens em plástico:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende embalagens em plástico: