A proliferação das embalagens plásticas

O desenvolvimento constante de novos produtos fomenta outro mercado importante e que gera grande impacto nas vendas. O mercado das embalagens cresce a medida que novas necessidades são identificadas. Novas frentes são criadas para atender demandas distintas e cada vez mais exigentes. Um novo mercado, não tão recente, orbita ao redor de questões ecológicas e impulsiona de modo gradativo a geração de embalagens biodegradáveis. Por ser uma questão essencial e muito debatida em nosso cotidiano, sua influência impacta nos principais tipos de produtos no mercado como as embalagens plásticas.

As embalagens plásticas, presentes em diversos setores econômicos, são verdadeiras campeãs ao se observar a quantidade de produtos que são acondicionados nesse tipo de embalagens. Embalagens plásticas são utilizadas para manter alimentos frescos, conservar medicamentos, assegurar que peças automotivas não sejam avariadas, garantir a organização e limpeza de vestuários, entre diversas outras aplicações associadas a comercialização.

Essa grande penetração em mercados é possível graças a infinidade de possibilidades que o plástico oferece a preços módicos. Assim, é possível obter embalagens plásticas customizadas de acordo com as especificidades dos produtos que cada empresa comercializa.

As funções das embalagens plásticas

Por ser um material fácil de moldar sua aplicação é conveniente para uma infinidade de casos. São diversas as funções das embalagens plásticas, dentre elas:

  • Segurança: as embalagens plásticas servem para assegurar que os produtos não foram violados, avariados, ou trocados por outros. Os lacres presentes nas diversas embalagens garantem a autenticidade do produto transmite maior segurança aos consumidores;
  • Transporte de mercadorias: as embalagens auxiliam o transporte de mercadorias, facilitando o carregamento e descarregamento em unidades de transporte;
  • Organização do estoque: contribuem para manter os estoques ordenados por meio de padrões de empilhamento;
  • Identificação de produtos: por meio embalagens plásticas fica mais simples a identificação de produtos nas áreas de vendas e estoque;
  • Proteção: as embalagens desempenham papel importante ao abrigar seu conteúdo de maneira segura, preservando sua integridade contra impactos e agentes externos.

Como descartar as embalagens plásticas?

Apesar das inúmeras qualidades e conveniências das embalagens plásticas, é preciso atentar-se com a questão do seu descarte. Por ser um material que pode ser reaproveitado, sua reinserção na cadeia produtiva deve ser explorada. Desse modo, é preciso educar e disciplinar, empresas e consumidores a colaborar com práticas como a segregação adequada de materiais, a utilização de compostos biodegradáveis ou reutilizáveis para reduzir os impactos ambientais.

Regiões onde a Embalagem Ideal atende embalagens plásticas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende embalagens plásticas: