Materiais utilizados na fabricação de embalagem de plástico

A embalagem de plástico, se tornou fundamental na vida de pessoas e empresas. O desenvolvimento das embalagens acompanha as necessidades humanas. Sua função primária era acondicionar, armazenar alimentos e água em tempos de escassez e pouca prosperidade. Com o progresso da ciência, novos materiais e técnicas surgiram permitindo uma evolução significativa nos materiais empregados para sua fabricação. Assim, foi possível progredir de embalagens feitas de materiais mais rudimentares como folhas, barro, fibras naturais para outros mais sofisticados como vidro, metal e finalmente os polímeros, dando origem a embalagem de plástico, por exemplo.

Dentre os diversos tipos de materiais disponíveis atualmente, o plástico ganhou grande aceitação do mercado devido as suas propriedades e baixo custo. Como pode ser produzido de maneiras diversas a partir de diferentes insumos, o plástico apresenta propriedades diversas dependendo do tipo de matéria-prima empregada.

Composição da embalagem de plástico

O plástico é um tipo de polímero que, simplificadamente, é uma molécula sintética grande com características diversas. Pode ser moldado em diferentes formas e manter tal configuração em condições normais de uso.

Existe uma enorme quantidade de plásticos de modo que são agrupados em dois grandes grupos de acordo com suas propriedades físicas: termoplásticos e termorrígidos.

Os termoplásticos são os mais populares e muito empregados na fabricação de embalagem de plástico. São facilmente moldados por meio de aquecimento e mantém sua forma final após resfriados. Os termoplásticos utilizados mais populares são:

  • POLIETILENO TEREFTALADO: este é o famoso PET utilizado em embalagem de plástico de garrafas de refrigerante, produtos de limpeza e farmacêuticos, por exemplo;
  • POLICLORETO DE VINILA: mais conhecido como PVC, é muito versátil e possui aplicação variada de acordo com o tipo de aditivo empregado. Pode ser aplicado na confecção de embalagens ou na produção de tubos de conexão, calçados, entre outras aplicações;
  • POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE: por ser muito resistente a compostos químicos é largamente usado em embalagem de plástico de produtos de limpeza outros produtos químicos;
  • POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE: em baixas espessuras é flexível, leve e transparente. Muito comum encontrar aplicação em embalagens flexíveis para alimentos.

Descarte de embalagem de plástico

O grande uso de embalagem de plástico produz grandes quantidades de resíduos. Porém, isso não se torna necessariamente um problema, pois muitas destas embalagens podem ser reaproveitadas para guardar pequenos objetos, ajudando a organizar ambientes, podendo, inclusive, ser utilizadas para armazenar alimentos. As embalagens deste material apresentam muitos formatos úteis e que podem ser reaproveitados facilmente.

Quando descartadas é preciso agir da maneira correta, separando devidamente os materiais para coleta seletiva segunda sua composição. Isso é vantajoso para meio ambiente, pois a reciclagem reduz o consumo de matérias, proporciona economia para empresas, além de gerar renda para muitas famílias.

Regiões onde a Embalagem Ideal atende embalagem de plástico:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende embalagem de plástico: