Embalagem plástica transparente

A embalagem plástica transparente, é visivelmente uma das opções mais utilizadas para embalar produtos. O desenvolvimento destas embalagens está fortemente ligado às necessidades humanas. Assim, cada nova exigência do mercado consumidor abre novas oportunidades para o seu uso. Para exemplificar, considerando a demanda por produtos mais saudáveis, surgiram duas necessidades imediatas:

  • Informar sobre o conteúdo vendido, sua forma de produção. Alimentos orgânicos, sem agrotóxico, por exemplo, tem grande apelo, tendo em vista a busca por alimentos mais frescos e saudáveis;
  • Deixar visível partes dos produtos: essa é uma técnica que permite ao consumidor averiguar a aparência do conteúdo, verificar se está fresco ou se contém avarias.

Assim, a embalagem de plástico transparente cumpre não só a função elementar de proteção e facilidade de transporte, mas também se adapta e satisfaz novas exigências mercadológicas.

Composição da embalagem plástica transparente

O plástico é formado por longas cadeias de moléculas repetidas; são os famosos polímeros. Esse material apresenta inúmeras características que podem, e são aproveitadas por diversos mercados. Por ser flexível, pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos, mantendo sua forma em condições não muito severas de temperatura e pressão.

Basicamente, é possível agrupar os diversos tipos de plástico em dois grandes grupos: termoplásticos e termorrígidos. Focando no primeiro grupo, é nele que se encontram grande maioria de aplicações para fabricação de embalagens. Os termoplásticos mais comuns são:

  • POLIETILENO TEREFTALADO: este é o famoso PET utilizado em embalagem plástica transparente de garrafas de refrigerante, produtos de limpeza e farmacêuticos, por exemplo;
  • POLICLORETO DE VINILA: mais conhecido como PVC, é muito versátil e possui aplicação variada de acordo com o tipo de aditivo empregado. Pode ser aplicado na confecção de embalagens ou na produção de tubos de conexão, calçados, entre outras aplicações;
  • POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE: por ser muito resistente a compostos químicos é largamente usado em embalagem plástica transparente de produtos de limpeza outros produtos químicos;
  • POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE: em baixas espessuras é flexível, leve e transparente. Muito comum encontrar aplicação em embalagens flexíveis para alimentos.

Por que escolher embalagem plástica transparente?

A embalagem plástica transparente é muito popular pois:

  • Permite ao cliente verificar seu conteúdo e averiguar, no caso de alimentos, se estão com características aprazíveis;
  • Transmitem maior confiança ao cliente, que pode ver a embalagem preenchida em sua totalidade;
  • Facilitam a verificação de avarias no produto;
  • Possibilita a verificação de conformidade entre o produto real e o anunciado, sem ter que violar a embalagem.

Basicamente, é possível agrupar os diversos tipos de plástico em dois grandes grupos: termoplásticos e termorrígidos. Focando no primeiro grupo, é nele que se encontram grande maioria de aplicações para fabricação de embalagens.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende embalagem plástica transparente:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende embalagem plástica transparente: