Como funciona a indústria embalagens plásticas

O plástico é uma matéria-prima flexível e versátil que pode ser usada na fabricação de diversos tipos de embalagens nos mais diferentes formatos: bobinas, sacos, envelopes, caixas, sacolas e outros. É essa versatilidade que faz com que a indústria de embalagens plásticas seja a sétima maior atividade econômica do Brasil.

A indústria embalagens plásticas é muito rentável e não é exclusiva de grandes corporações. Dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) mostram que, dos 12 mil empreendimentos que atuam no ramo, 94% são considerados micro e pequenas empresas.

A matéria-prima da indústria embalagens plásticas

Embalagens plásticas possuem os mais diversos tipos de utilização. Isso porque a matéria-prima consegue ser produzida com diferentes propriedades que alteram sua densidade, resistência e flexibilidade. Quem decide a usabilidade desse material é a indústria embalagens plásticas.

Além disso, o plástico tem origem no petróleo, mas também pode ser obtido de forma reciclável ou a partir de combinações biodegradáveis. Isso pode ser feito diretamente pela indústria embalagens plásticas que fabrica o produto ou pode ser adquirida por centros de reciclagem.

O plástico utilizado pela indústria embalagens plásticas pode ser encontrado em composições como:

  • Polipropileno (PP);
  • Polietileno de baixa densidade (PEBD);
  • Polietileno de alta densidade (PEAD);
  • Polietileno linear de baixa densidade (PEBDL);
  • Poliestireno (PS);
  • Polipropileno Bi-orientado (BOPP);
  • Poliéster (PET);
  • Policloreto de Vinila (PVC).

A indústria embalagens plásticas também trabalha com produtos laminados e podem ser combinados com outros aditivos para modificar algumas propriedades do material.

O plástico é um material muito prático e resistente. Por isso, pode ser aplicado na fabricação de diversos tipos de materiais. dentro dos mais diversos segmentos.

As vantagens da indústria embalagens plásticas

A versatilidade da matéria-prima permite que a indústria embalagens plásticas tenha um catálogo muito variado de produtos para os mais diversos mercados. Como um mesmo tipo de plástico pode se tornar diferentes peças, a empresa pode organizar seu portfólio e aumentar seu público e sua rede de distribuidores.

Além disso, a indústria embalagens plásticas trabalha com um material de baixíssimo custo. O custo-benefício de produzir, comercializar e adquirir um produto embalado em plástico é muito baixo. Isso faz com que o trabalho da indústria embalagens plásticas seja tão rentável.

Embora necessite de um material caro, a indústria de embalagens plásticas faz um investimento de alta tecnologia que garante os melhores resultados e uma qualidade muito alta nos seus produtos, dentro de todas as normas de segurança.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende indústria embalagens plásticas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende indústria embalagens plásticas: