Boas práticas de uma loja de embalagens

O mercado especializado de embalagens conta com uma grande variedade de produtos que são comercializados diariamente para produtores e pessoas que precisam de recipientes para armazenar objetos. Uma loja de embalagens precisa estar atenta às tendências desse segmento, ao comportamento dos seus clientes e à qualidade do seu produto, já que a embalagem é aquilo que mantém o produto em seu interior protegido e organizado. Entenda quem são os consumidores de embalagens e quais são os principais materiais usados na confecção desse material tão presente no dia a dia.

O consumidor da loja de embalagens

Uma loja de embalagens pode comercializar seus produtos para outras empresas, que precisam embalar seus próprios produtos, ou para consumidores que desejam usar embalagens para uso próprio, para organizar sua casa ou escritório, por exemplo.

Por isso, uma boa loja de embalagens deve garantir um catálogo diversificado de produtos e pacotes para oferecer exatamente o que seus clientes procuram.

Existem algumas alternativas para que a loja de embalagens consiga apresentar as melhores alternativas para o consumidor. Ela pode disponibilizar diferentes pacotes de compra de acordo com a necessidade do cliente principalmente porque, nesse mercado, é muito comum vender embalagens por lotes. Porém, com o crescimento de número de micro empresas e consumidores autônomos, a loja de embalagem precisa se flexibilizar.

Além disso, a competitividade do mercado também faz com que seja necessário disponibilizar o serviço de personalização dentro da loja de embalagens. Cada vez mais as empresas tem optado por distribuidoras que oferecem a possibilidade de impressão ou tingimento de embalagens. Outra forma de personalizar esse tipo de material é oferecendo a possibilidade de confecção de recipientes, sacos, caixas e filmes em um formato único. Esse tipo de serviço deve ser realizado pelo fabricante de embalagens e, naturalmente, tem um preço mais elevado. Porém, é um bom investimento (e nicho de negócio) para produtores que desejam destacar seu produto ainda mais.

Por isso, uma boa loja de embalagens deve manter contato direto com o fornecedor de material ou, ainda, fabricar a própria mercadoria. Destacar-se nesse tipo de mercado é muito importante para aumentar sua cartela de clientes.

Materiais comercializados na loja de embalagens

É comum que cada loja de embalagens se especialize em um tipo específico de matéria-prima. Isso porque embalagens podem se fabricadas a partir de diversos materiais:

  • plástico;
  • vidro;
  • papelão;
  • madeira;
  • alumínio;
  • metal.

Cada um desses materiais é usado para fabricar embalagens de diferentes produtos nos mais diversos segmentos: alimentos, brinquedos, cosméticos, medicamentos, eletrônicos, peças automotivas, vestuário, entre outros.

Pela grande variedade de matérias-primas e categorias de embalagens, as lojas podem escolher algum material específico ou nicho de negócio para concentrar seus produtos.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende loja de embalagens:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende loja de embalagens: