Compra de embalagens plásticas

No mundo moderno o plástico está em todos os lugares. A capacidade de tomar praticamente qualquer forma é muito conveniente para nós, e por isso esse material é escolhido para tantos produtos diferentes.

Além disso, o plástico também é não tóxico e é inerte, ou seja, não reage com outras substâncias. Devido a essas características ele também é uma opção muito adotada para embalagens.

Considerações na compra de embalagens plásticas

Durante o processo de compra de embalagens plásticas é importante fazer uma análise das suas necessidades, para assim poder escolher o tipo de embalagem mais adequada para cada situação.

Dependendo do processo de fabricação e materiais utilizados, o plástico pode exibir diferentes propriedades. Podemos ter plásticos mais rígidos, mais flexíveis, transparentes, finos, etc.

A seguir os tipos mais comuns para compra de embalagens plásticas e suas principais características para que se possa escolher a mais adequada:

  • Polietileno linear de baixa densidade: material flexível, leve, transparente e impermeável. Muito utilizado em sacolas de supermercado, filmes para embalar outras embalagens, lonas, etc;
  • Polipropileno: material inquebrável, transparente, brilhante e rígido. É usado para fazer filme para embalar alimentos, tubos, frascos, seringas, equipamentos médicos, autopeças, etc;
  • Policloreto de vinila: material rígido, pode ser transparente, impermeável, resistente à temperatura, inquebrável. Usado em tubos de encanamento, embalagens de água mineral, de óleo, de condimentos, mangueiras, materiais hospitalares, etc;
  • Poliestireno: material reciclável, leve, isolante térmico, barato e flexível. Utilizado em potes de iogurte, sorvete, doces, copos descartáveis, revestimento de geladeira, etc;
  • Polietileno tereftalato: material reciclável, transparente, leve, inquebrável e impermeável. O uso mais comum é em garrafas de refrigerante, também usado em materiais hospitalares, cosméticos, bandejas de micro-ondas, fibras têxteis, produtos de limpeza, etc;
  • Polietileno de alta densidade: material reciclável, inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química. Usado para cosméticos, embalagens de produtos químicos e de limpeza, tanques de combustível, tambores de tinta, etc.

Impacto ambiental

Por ser um derivado do petróleo o plástico causa impacto ambiental. Porém sua versatilidade e capacidade de se moldar garantem que eles continuem muito utilizados. Por isso, existem alternativas para reduzir o impacto ambiental causado por esse material. Muitos plásticos já podem ser reciclados e reutilizados para outras aplicações.

Além disso também existe plásticos biodegradáveis, um deles é o plástico poliácido láctico. Ele é produzido através da fermentação de vegetais e é compostável, biodegradável e reciclável. Assim, tendo atenção no uso e na compra de embalagens plásticas é possível continuar usando este material tão prático sem agredir o meio ambiente.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende compra de embalagens plásticas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende compra de embalagens plásticas: